Dsquared2 aborda a dualidade da individualidade em desfile na Milão Fashion Week

Os desfiles da Dsquared2 são sempre surpreendentes. Mas normalmente o motivo é apenas a coleção que apresentam. Este ano não defraudaram as expetativas e o inesperado aconteceu. A casa de moda italiana criou uma “câmara de transformação” com gêmeos idênticos vestindo as propostas da coleção outono-inverno de 2024 (2025 brasileiro), na Semana da Moda de Milão.

A marca fundada pelos gêmeos canadenses Dean e Dan Caten se destaca pela originalidade e irreverência. A dupla transforma as peças em propostas conceituais que qualquer um gostaria de usar no dia a dia. Porém, desta vez, surpreenderam pelo conceito que criaram para o desfile de apresentação da coleção.

Os designers criaram uma “máquina de transformação” fictícia e a colocaram no centro da passerela. Os modelos entravam no aparelho vanguardista com looks casuais e saíam de lá numa versão mais sofisticada e elegante. Os convidados se perguntavam como conseguiam fazer aquilo, uma vez que o tempo passado na câmara era de segundos. Mas a resposta não tardou: gêmeos.

Nos bastidores, Dan Caten explicou à agência AP que a ideia era mostrar uma “transformação do dia para a noite”. “A versão diurna e noturna dos gêmeos.” A dupla inspirou-se em si mesma para apresentar uma perspectiva única “sobre a dualidade da individualidade com o mesmo rosto”.

“As pessoas gostam de retratar os gêmeos como pessoas idênticas, mas nós temos personalidades muito diferentes. Este desfile foi uma oportunidade para mostrarmos os nossos lados diferentes através da roupa de dia e de noite, apresentada com um casting de gêmeos.”

No final, Dan Caten transformou-se em Dean Caten, causando um curto-circuito momentâneo e uma inesperada aparição em drag, deixando o público eufórico.

Clique aqui para conferir a matéria completa no site do Guia de Tendências e ter acesso a mais fotos detalhadas, análises de desfiles e das últimas tendências Verão/Inverno 2025.

Fonte: Ana Gimonski | Foto: Divulgação