Plataforma Circular Cotton Move e a solução colaborativa para reciclagem têxtil

Fundador e CEO da Plataforma Circular Cotton Move, José Guilherme palestrou sobre a “Tecnologia e Colaboração para a Reciclagem de Tecidos e Confecções” no Denim City São Paulo 2022. O evento aconteceu na última quarta-feira, no auditório da Denim City SP.

José Guilherme iniciou a conversa destacando um dos principais problemas enfrentados pela indústria e grande catalizador da criação plataforma: o desperdício têxtil.

Segundo dados foram fornecidos pela Fundação Ellen Macarthur e Abrelpe, ao menos um caminhão de lixo têxtil é depositado em aterro ou incinerado a cada segundo no muno. Além disso, 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano no Brasil, e menos de 1% do materal usado para produzir roupas é reciclado em peças novas.

A partir dessa problemática, surgiu a Plataforma Circular Cotton Move. “Fui procurado por uma grande empresa de varejo que surgiu com o desafio de tentar minimizar, mitigar o impacto da cadeia de suprimentos. Iniciamos o trabalho, eu fundei a Cotton Move”, indicou José Guilherme.

A plataforma age como um meio para reduzir o desperdício têxtil e aumentar a escala da reciclagem de roupas de algodão no país, gerando novos produtos com fibras recicladas. Para isto, gerencia um sistema de logística com pontos de descarte e/ou aquisição de novos produtos, que podem ser encontrados pelos consumidores por meio de uma ferramenta de geolocalização em seu aplicativo.

Nos pontos de descarte, o público pode levar peças que contenham fibras de algodão, como calças jeans, sarjas, peças em malha e outras. As fibras recuperadas são utilizadas no desenvolvimento dos produtos que voltam às lojas, sem a adição de fibras sintéticas, valorizando assim a reciclabilidade do algodão.

“Foi aquele olhar sistémico da problemática, e eu entendi que essa solução não parte de uma empresa, de uma etapa da cadeia. Essa solução é de todos, é colaborativa“, exaltou o executivo.

Veja abaixo a programação completa do Denim Meeting São Paulo 2022:

Fonte: Thaina Barros | Foto: Divulgação